terça-feira, 15 de outubro de 2019


Decrescimento sustentado...


A Notícias Magazine trouxe um bom trabalho dedicado à questão do esgotamento dos recursos do Planeta, com depoimentos de vários estudiosos do candente problema, apontando a irracionalidade  da insistência no crescimento permanente num planeta que já deu o que tinha a dar; como até já surgem filósofos interessados na discussão, o tema entra a sério nas preocupações de quantos sonham com uma sociedade à escala humana, sem domínio das tecnologias.

“Para se acreditar no cescimento infinito, num planeta finito, é preciso ser-se economista, louco ou as duas coisas”, citação do economista inglês Kenneth Boulding. “O decrescimento faz uma leitura crítica dos modelos que vieram da industrialização, e o PIB é um conceito abstrato, uma miragem da sociedade”, diz o investigador e ensaista Jorge Leandro Rosa.

O alemão Hans Eickhoff vive em Portugal há trinta anos, é cirurgião e afirma-se decrescentista; diz que o decrescimento se opõe a um modelo de sociedade centrada no crescimento infinito, com exploração dos recursos a todo custo; vive de forma simples, procura meios de transporte não poluentes e diz que as acções individuais são fundamentais, mas a mudança terá de ser colectiva...


Amândio G. Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.