terça-feira, 15 de outubro de 2019

A VIA LÁCTEA E SEU COMPROVADO BURACO NEGRO


A NASA, neste domingo 13/10/2019, divulgou fotografias tiradas do centro de nossa Via Láctea (buraco negro), pelo telescópio Spitzer , apesar de ainda ser ainda muito insipiente, nos mostra o que ainda está por vir.

Para comemorar esta data histórica, me atrevi fazer algumas considerações, sobre a nossa evolução, mesmo diante de nossa insignificância perante a exuberância do universo, agregando acima um esquema de nossa galáxia.

Por fanática influência religiosa somado a precariedade cientifica da época,  acreditava-se que a terra era o centro do universo, depois foi aceito que o sol é quem ocupava esta posição, tudo girando em torno dele, posteriormente, devidamente comprovado, que o sol é apenas o centro de um sistema restrito chamado de solar e uma entre bilhões de estrelas que ocupam a imensidão do cosmo, que além de ser de 5ª grandeza, está situada na periferia da galáxia (Via Láctea), com cerca de 28.000 anos de seu centro (buraco negro). O sol ocupa uma posição mediana no braço galáctico (existe vários) chamado Orionte.

A Terra, este Pálido Ponto Azul ( denominação dada pelo famoso astrônomo Carl Sagan), que nos coloca neste cenário deslumbrante, existe há 4,5 bilhões de anos, venceu neste período várias lutas pela sobrevivência , com inúmeros choques com outros astros, conseguiu domar a ação deletéria do Sol, filtrando as suas radiações maléficas e aproveitando a necessária energia da luz solar que nos dá vida, tornando um verdadeiro oásis no meio do turbulento mar de radiação do espaço cósmico, constituindo o berço de vida, notadamente da espécie humana, com surgimento muito recente em termos siderais.

            O nosso querido planeta azul que a tudo resistiu no decorrer de sua longa existência, a ponto de domar o próprio Rei Sol, já não suporta a ação de seus ilustres habitantes chamados de humanos, pela constante agressão que vem sofrendo nesta curta presença relativa de nossa espécie na terra, agravada pela sua descontrolada reprodução, com aumento expressivo da população, tornando a médio e longo prazo, impossível a vida inteligente neste nosso recanto cósmico.

2 comentários:

  1. Essa "descontrolada população" em alguns lugares da Terra corresponde, de certa forma, à que falta em muitos outros; dramático é que onde há menos o que comer é também onde abundam as bocas famintas...

    ResponderEliminar
  2. Os fanáticos religiosos até há não muitos anos, negavam a existência de todo este fantástico conhecimento do cosmos. Afirmavam até que a chegada do homem à Lua, era uma montagem. Agora, descaradamente dizem que o Big Ban é obra de Deus.

    ResponderEliminar

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.