segunda-feira, 7 de outubro de 2019

S. Bartolomeu, Cortejo do Traje de Papel, na Foz do Douro, Porto




No último domingo de Agosto (25.08.2019), realiza-se na Foz do Douro, o Cortejo do Traje de Papel, em honra de S. Bartolomeu, com os participantes a desfilarem com fatos elaboradas em papel. O cortejo inicia-se na Cantareira e termina na Praia do Ourigo com um banho no mar.

A origem deste cortejo situa-se no último quarto do século XIX, em que os romeiros seguiam com as vestes normais pelas ruas da Foz do Douro e acabava com o banho santo na praia. Só a partir de 1942 começaria a ser adoptado o traje de papel, inicialmente com fatos de papel de jornal e outros mais comuns, elaborados pelas próprias pessoas que participavam. Evoluindo depois para papel colorido e de fantasia, com confecção centralizada em colectividades. Nos últimos anos o cortejo tem temas, com os figurantes trajados de acordo com os mesmos.



1 comentário:

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.