Este blogue foi criado em Janeiro de 2013, com o objectivo de reunir o maior número possível de leitores-escritores de cartas para jornais (cidadãos que enviam as suas cartas para os diferentes Espaços do Leitor). Ao visitante deste blogue, ainda não credenciado, que pretenda publicar aqui os seus textos, convidamo-lo a manifestar essa vontade em e-mail para: rodriguess.vozdagirafa@gmail.com. A resposta será rápida.
terça-feira, 8 de outubro de 2019
Cigarros e... barba.
Fernando Cardoso Rodrigues
7 comentários:
Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.
Eu acumulo. Não sou mesmo papabile...
ResponderEliminarLá se vai o seu velho sonho!...
ResponderEliminarÉ o que se chama cair na real.
ResponderEliminarMédico, filósofo e teólogo, Pedro Julião, ou Pedro Hispano, foi até hoje o único português que chegou a Papa, com o nome de João XXI, em 1276; parece que tinha uma grande barbaça e não chegou a governar um ano, por lhe ter caído em cima uma parede, quando visitava umas obras que mandou fazer nos aposentos. Sugiro a D. Tolentino que se chegar a ver as coisas "mal-paradas", prestes a ser feito Papa, mantenha a cara bem rapada...
ResponderEliminarUma consideração e um aparte, por ordem: A minha "costela" vimaranense faz-me saber que o primeiro Papa português foi S. Dâmaso ( 366-384 ); quanto às "barbas", não posso deixar de registar que, por coincidência, está prestes a ser publicado - na Col. Médicos Escritores, do PÚBLICO - o livro "A Barba em Portugal", de Leite de Vasconcelos. Termino concordando com o "aviso" ao bispo cardeal Tolentino: ele que se cuide... com ou sem barba de poeta...
EliminarEis o que diz "O Grande Livro dos Papas", de S. Pedro a Bento XVI: "Apesar de muitos autores o defenderem como originário de Espanha, há outros que advogam que tenha nascido em Roma e, outros ainda, em Portugal - em Guimarães ou em Idanha. Foi ums dos mais notáveis papas dos primeiros séculos e teve como seu secretário S. Gerónimo".
ResponderEliminarComo quer que seja, terá nascido no que veio a ser Portugal muitos séculos depois, não em Portugal...
"Touché"...
Eliminar