quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Sou republicano


Com excepção de Hong Kong, não deve haver muitas regiões por esse mundo fora que se assemelhem à Catalunha, haja em vista o que por lá se tem passado. Atendendo ao estado actual da Europa, não me parece que os catalães, ao nível das grandezas económicas, tenham muito a ganhar com a independência, que acarretaria consequências ainda mal imaginadas. Creio também que, mesmo nos sectores independentistas, haverá muita gente consciente disso, que, no momento da verdade, votaria contra. Custa a crer que políticos com tanto traquejo como Rajoy não se tenham apercebido dessa realidade, e, para mera satisfação dos baixos instintos imperialistas bem típicos de Madrid, se deixassem arrastar para balofas exibições de força e autoridade. Talvez custe mais entender a posição de Sánchez, afinal não muito diferente.
Acusar os independentistas, republicanos ou não, de irresponsabilidade, dela isentando o Governo central, é repisar no erro, com a agravante de não se reconhecer que os povos têm a sua dignidade. Mas acusá-los de ilegalidade inquieta-me. Haverá quem tenha veleidades de pensar que, entre nós, a implantação da República, ou o 25 de Abril, foram conseguidos empunhando os Códigos legislativos? Eu, republicano confesso e orgulhoso, prestarei sempre as minhas homenagens aos valentes que, naquelas datas, infringiram as leis.

Expresso - 19.10.2019 (expurgado das partes sublinhadas).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Caro(a) leitor(a), o seu comentário é sempre muito bem-vindo, desde que o faça sem recorrer a insultos e/ou a ameaças. Não diga aos outros o que não gostaria que lhe dissessem. Faça comentários construtivos e merecedores de publicação. E não se esconda atrás do anonimato. Obrigado.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.